Descrição
OBJETIVOS
Preparar o participante para a organização da documentação empresarial, com metodologia de organização, que atenda as necessidades de localização rápida dos documentos arquivados, destacando a diferença de “arrumar o arquivo” limitam-se os resultados e “organizar o arquivo” os resultados são garantidos e satisfatórios.
PÚBLICO ALVO
Recomendamos este curso para os profissionais, que tem a responsabilidade de organização de documentos, e, os que ainda não tenham participado de cursos nesta área.
INSTRUTOR
Juan Cacio Peixoto
Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo / UFES.
Especialização em Organização de Arquivos / USP.
Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação.
Cursando Mestrado em Estudos do Patrimônio na Universidade Aberta de Portugal | UAB
Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes portes, na organização de Arquivo.
PROGRAMA
1- Introdução aos estudos de Arquivo
A Informação, o Documento e o Arquivo;
O Arquivo, a Biblioteca e o Museu: objetivos e finalidades;
Fases do Arquivo: Ativo/Corrente, Intermediário, Inativo e Histórico;
Profissão de Arquivista e funções do Auxiliar de Arquivo.
2 – Metodologia de organização
2.1– Metodologia de organização
Situação atual da documentação;
Avaliação em acervos acumulados;
Volume de documentos;
Métodos de arquivamento.
2.2- Elaboração de Tabela de Temporalidade Documental/TTD
Critérios de elaboração da TTD;
Prazo de guarda dos documentos;
Eliminação de documentos;
Atualização da Tabela.
2.3- Critérios de organização dos documentos
Seleção e avaliação de documentos;
Classificação e Ordenação: metodologia;
Recuperação da Informação: Índice de Arquivo;
Seleção do assunto.
3- Novas tecnologias a serviço do Arquivo
A informática como ferramenta de trabalho;
Microfilmagem: Conceitos e utilização;
Digitalização de documentos.
4- Metodologia e recursos
Aulas Expositivas – participativas;
Apresentação de exemplos;
Estudo de caso.
DATAS E LOCAL
22 a 26 de Janeiro de 2018 – SEGUNDA-FEIRA à SEXTA-FEIRA
Realizado VIA INTERNET, utilizando a plataforma MOODLE de EAD.
Liberado um Módulo do curso por dia.
HORÁRIO E CARGA HORÁRIA
LIVRE, o curso fica disponível 24 horas, você faz no horário compatível com sua rotina. O curso tem carga horária de 8 horas, distribuída nos 04 Módulos.
INVESTIMENTO
R$ 380,00.
DESCONTOS
- 5% de desconto para mais de uma inscrição da mesma empresa.
- 10% para BIBLIOTECÁRIOS, CONTADOR, HISTORIADOR, SECRETÁRIA e ARQUIVISTAS, com registro no Conselho Regional de Classe, obrigatório apresentação do registro, enviar para aline@acervo.com.br.
- 15% para estudantes de ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, HISTÓRIA, SECRETARIADO e MESTRADO nas áreas citadas, obrigatório o envio do comprovante de matrícula, para aline@acervo.com.br.
O desconto não é CUMULATIVO.
FORMA DE PAGAMENTO
Pagamento através de cartão de crédito, boleto ou depósito bancário. As despesas/juros de parcelamento do cartão de crédito é de responsabilidade do participante.
MATERIAL
Material de apoio para download na plataforma do curso.
Certificado de participação enviado pelos Correios, após a confirmação da participação e cumprimento de 75% da carga horária.
CONFIRMAÇÃO DO CURSO
O curso é realizado com qualquer número de participantes, portanto, ao proceder sua inscrição e efetuar o pagamento, sua participação já está confirmada.
LIGUE para mais informações (11) 2821-6100.
Felipe (comprador verificado) –
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